Modelos de renda no setor imobiliário: Comissão do proprietário, cliente final ou ambos

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Uma ideia: os corretores devem se inspirar em consultores financeiros, que também precisam
evoluir rapidamente à medida que as informações se tornam disponíveis gratuitamente. Eles
podem se tornar empresas de mídia e dados que fazem transações com base em sua
curadoria, bem como se concentram no gerenciamento de portfólio de longo prazo. Ou, em
chavões super disruptivos: “Diretor / Equipe de Imóveis como Serviço”.
Outras interrupções virão por meio de consultores robo e chatbots, empurrando os corretores
tradicionais para mercados de ponta e transações maiores que tendem a ter estruturas
jurídicas e de negócios mais complicadas.
Agregador / Franquia
O que é: empresas que oferecem branding, melhores práticas e marketing para operadoras
independentes para se tornarem parte de uma organização global. Eles se encaixam em um
padrão ou tipo comum de espaços, serviços e hospitalidade, com foco principalmente na
experiência do usuário final.
Modelos de receita: Comissões baseadas em uma porcentagem da receita e taxas de
conhecimento, marca e padrões
Uma ideia: há uma grande oportunidade na indústria de coworking. Por um lado, os
promotores imobiliários procuram operadores experientes porque já perceberam que o
mercado está a avançar para alugueres flexíveis de curto prazo e que podem ganhar mais
dinheiro com uma operação de coworking do que com um aluguer tradicional.